Por mais privacidade, esses óculos inibem o reconhecimento facial
A armação se ilumina e impede que computadores reconheçam o seu rosto
Essa coisa de usar óculos e chapéu para se disfarçar parece coisa de filme, mas se você estiver um pouco mais preocupado com a ideia de poder ser facilmente reconhecido por sistemas digitais por conta da tecnologia que distingue os contornos do seu rosto, a AVG quer ajudar.
O departamento de inovação da empresa desenvolveu um modelo de óculos que inibe o funcionamento da tecnologia. Com uma armação que se ilumina, esses óculos inibem o reconhecimento facial.
Mas não é como se você fosse sair por aí com uma armação meio chamativa e iluminada. A AVG desenvolveu dois modelos diferentes, que conseguem ser bem discretos no dia a dia. Um deles usa luz infravermelha, que é visível apenas para os sensores de câmera, mas não para o olho humano. O outro utiliza um material que reflete a luz do flash diretamente para a câmera, impedindo que o computador consiga reconhecer aquele rosto, já que a região dos olhos fica bastante iluminada.
Pode parecer paranoia, mas não é. Além do famoso photobomb intencional, existe o que a alguns chamam de ‘Robert’, de aparecer ao fundo da foto de alguém sem perceber. Isso, pareado com algumas informações EXIF e de GPS da imagem, pode causar um certo desconforto nas pessoas, já que seria possível quase que rastrear por onde ela esteve em um momento específico.
Uma pena que por enquanto o projeto é apenas conceitual, e não há previsão para chegar ao mercado.