Twitter se mexe para compensar atraso e lança o Periscope, o seu próprio Meerkat
Competidor do Meerkat, o Periscope chega atrasado, mas cheio de integrações com o Twitter
Desde o SXSW, o Meerkat tem chamado a atenção para uma nova tendência de livestreaming. Parece um ciclo de moda, com o ressurgimento de plataformas de streaming ao vivo que são bem parecidas com JustinTV e Ustream, só que agora focados no mobile.
O sucesso do Meerkat, inclusive, não deixou o Twitter nada satisfeito – com uma ideia semelhante sendo desenvolvida nos bastidores, a rede social foi pega de surpresa com a enorme popularidade do app, e assim que o Meerkat ganhou espaço na mídia, o Twitter logo cortou as asinhas dele, suspendendo o acesso à partes da API.
Se mexendo para evitar perder essa fatia de mercado, o Twitter rapidamente consolidou a compra do Periscope, lançando-o oficialmente hoje na App Store. O Twitter chega atrasado na tendência? Chega, mas se esmera em justificar o atraso com um app bem acabado.
Por ser um produto interno, o Periscope funciona muito bem integrado com o Twitter, e traz uma interface visualmente mais agradável, bem como uma usabilidade mais acertada. Nada como ter tempo para ouvir as críticas ao Meerkat e correr para resolvê-las em seu app próprio.
Testei o Periscope nesta manhã aqui em casa, em companhia da Lola, minha pastora de Shetland. O que posso dizer, tendo usado os dois apps em diferentes ocasiões, é que a integração completa com o Twitter pode ser o grande quesito matador na escolha entre Meerkat e Periscope.
Entre as novidades do Periscope que não estavam disponíveis no Meerkat está a possibilidade de fazer um streaming privado, escolhendo quem seriam os usuários que poderiam acessá-lo, e a opção de fazer um replay do vídeo transmitido, exibindo-o também novamente para a sua audiência – quase como um “Vale a Pena Ver de Novo”. Lance Ulanoff, do Mashable, fez uma detalhada resenha do app, que merece a leitura.
Apesar do recente investimento de 12 milhões de dólares recebido pelo Meerkat, ele provavelmente é agora o mais novo underdog no setor. A integração que o Periscope tem com o Twitter acaba se tornando quase que imbatível.
Fica a dúvida – vai se estabelecer como líder quem chega primeiro ou quem tem o melhor app? Será que os 12 milhões dos investidores serão suficientes para ‘dar um tapa’ no Meerkat e acirrar a concorrência com o Periscope?
Quero apenas aguardar pelos próximos capítulos da tendência do livestreaming mobile, curiosíssima para ver se o Snapchat vai se interessar por esse ramo. Let the games begin!