Novo uso para drones: pastorear rebanhos (!)
Os cães pastores que se cuidem, que eles estão para serem substituídos
Inovação às vezes não tem a ver com o processo de inventar algo novo, mas de dar um novo uso a algo que já estava por aí. Isso costuma acontecer quando um dispositivo tecnológico fica mais barato, e mais pessoas podem ter acesso a ele, inventando e criando novos usos.
É o caso, por exemplo, desse vídeo, que mostra SHEP, o drone pastor de ovelhas (!) Com baixo custo para aquisição, mais pessoas têm testado os drones, e uma nova ideia de uso para os robozinhos voadores é fazê-los executar a mesma tarefa que cães pastores.
O barulho do drone é suficiente para convencer as ovelhas de que elas deveriam se afastar daquele objeto
O barulho do drone é suficiente para convencer as ovelhas de que elas deveriam se afastar daquele objeto – exatamente o mesmo comportamento que elas têm quando precisam lidar com um cão pastor ao redor delas.
Claro que, nesse caso, o cão pastor está sendo substituído por um humano, que controla o drone, mas não é um exagero imaginar que, juntamente com um software de reconhecimento de imagem, fosse possível automatizar o voo do drone, fazendo o rebanho ir para o lugar certo.