Abstract Browsing transforma qualquer site em composição abstrata
Extensão do Chrome mostra a essência visual de cada página na web
Tirando todos os detalhes, um site nada mais é do que um monte de retângulos e formas geométricas. Pelo menos é o que você enxerga ativando a extensão do Chrome Abstract Browsing.
Ao usar a ferramenta, ficamos apenas com a essência dos sites – visíveis pela diagramação e densidade de conteúdos.
Criado pelo artista Rafael Rozendaal, a ferramenta transforma qualquer site que você visita em uma composição super colorida e abstrata – quase que uma arte geométrica.
Ao usar a extensão, cada página acessada ganha apenas 12 cores em sua visualização. Estas substituem de forma aletária os textos, tabelas, fotos, imagens e vídeos que você veria normalmente.
Em alguns dos prints e gifs que captei da experiência, da para notar como as páginas do Google e do Wikipedia possuem um foco centralizado e são muito mais minimalistas do que os “tornados de conteúdo” como Buzzfeed e Facebook.
Também é possível observar estruturas mais simétricas ou bem equilibradas, como o site da Wired, o Twitter e o próprio B9 (em destaque, no topo do artigo).
‘Abstract Browsing’ oferece uma perspectiva única sobre cada página da web.
Para muitos, Abstract Browser pode ser apenas uma forma divertida e inteligente de distração. Mas para Rozendaal é uma ferramenta de pesquisa sobre padrões da web e inspiração visual. Realmente, não deixa de ser interessante visualizar tais composições complexas também como insights do meio digital.
Abstract Browser é uma extensão para o navegador Chrome, disponível de graça aqui.