Campanha defende dia de folga para trabalhadores domésticos
Mães e empregadas são testadas para ver quem conhece melhor as crianças da casa
À primeira vista, a campanha criada pela Ogilvy & Mather de Cingapura para a ONG Transient Workers Count Too – TWC2 levanta uma questão importantíssima. Em comemoração ao Dia do Trabalho, a organização chama a atenção para o fato de que as empregadas domésticas no país trabalham de segunda a segunda, sem direito a um dia de folga.
Para demonstrar essa realidade, o filme Mums and Maids coloca lado a lado mães e empregadas, fazendo a elas as mesmas perguntas sobre as crianças da casa. No vídeo, vemos que apenas as empregadas acertam – uma forma de provar o ponto de que elas passam mais tempo cuidado dos filhos dos outros do que os próprios pais.
O ponto é válido e, realmente, isso acontece com frequência. O problema é que se 74% das empregadas teriam acertado mais questões do que as mães, deveria haver alguma representante dos 26% restantes.
Segundo a TWC2, uma lei de janeiro de 2013 determina que os trabalhadores domésticos tenham pelo menos um dia de folga na semana, apesar de 40% dos 222.500 empregados não usufruírem desse direito.