Um imigrante invisível no meio de Nova Iorque é capa da New York Times Magazine
Bem no meio de Manhattan, mas quase ninguém viu
Nova Iorque é uma cidade cheia de imigrantes por todos os lados, mas muitas vezes eles passam completamente despercebidos no dia a dia. Ao alinhar esse conceito de invisibilidade dos imigrantes com a arte, essa capa da New York Times Magazine dessa semana consegue um impacto sensacional.
A imagem que aparece bem no meio da praça triangular em frente ao Flatiron Building, em Manhattan, não é uma montagem. Trata-se de uma instalação feita pelo artista francês JR, que estampou no chão a imagem de Elmar Aliyev, um jovem imigrante de 20 anos, que veio do Azerbaijão para os EUA há poucos meses.
A arte ficou grudada no chão da praça durante um dia inteiro, e as pessoas que circulavam pelo local passavam por cima dela sem se dar conta que se tratava de um retrato gigantesco de um imigrante que vive na cidade.
Com quase 46 metros de altura, o retrato foi fotografado por JR a partir de um helicóptero, que sobrevoou a região na hora do almoço, quando a iluminação natural era mais favorável para evitar as sombras dos prédios ao redor.
Ao fim do dia, uma equipe voltou ao local, dessa vez para desgrudar os papéis do chão. Da mesma forma que surgiu sem ser notado, a imagem de Aliyev desapareceu em menos de 24 horas.
Como parte da promoção dessa edição da New York Times Magazine, o NYT divulgou os bastidores da confecção da capa, bem como um timelapse (o vídeo acima) da instalação artística que deu origem à foto.
Além disso, outros retratos de imigrantes feitos por JR foram espalhados entre os 5 principais bairros de Nova Iorque, colados em paredes, ruas e becos. Até agora, a publicação ainda não contou onde estão tais instalações artísticas, criando um buzz pela busca dessas fotografias, que estão sendo descobertas e postadas no Twitter com a hashtag #WalkingNewYork.
#WalkingNewYork spotted @BronxMuseum -Fantastic ! Thanks @nytimesarts +Jr. pic.twitter.com/UXvfdnKQuP
— Jose (@ja_ortiz) April 24, 2015
The @JRart & @NYTmag collaboration isn’t over yet! MT @JRart Long Night revealing the shadows of NY #WalkingNewYork pic.twitter.com/tvmYhJUrns
— Jake Silverstein (@jakesilverstein) April 24, 2015
Quem sabe a provocação funciona, e os nova-iorquinos passam a perceber melhor a presença de quem ainda está se habituando à nova cidade.