Instituto Pró-Livro transforma Rio de Janeiro em um Céu de Histórias
Porque “Ler faz a imaginação voar”
Ler é um hábito que, na maioria das vezes, se aprende pelo exemplo. Se seus pais ou avós tinham o costume de ler com você na sua infância, há grandes chances de você manter o costume na vida adulta. O problema é que nem todo mundo tem essa oportunidade, sem contar que há casos em que as crianças e seus familiares mal têm o que comer, quanto mais ler.
Corta para o Rio de Janeiro, onde há pelo menos 1071 comunidades carentes, segundo o Instituto Pró-Livro. Nesses lugares, a garotada passa o tempo brincando na rua, de preferência empinando pipa (ou papagaio, para alguns). Como, então, estimular o gosto pela leitura nessa criançada, sem contar com o poder do exemplo?
A resposta está na ação Céu de Histórias. Criada pela Publicis Salles Chemistri, a ação foi realizada na Comunidade Santa Marta, no Rio de Janeiro, no último dia 23 de abril, quando comemora-se o Dia Internacional do Livro.
Foram distribuídas 500 pipas, cada uma delas ilustradas com contos escritos por diversos escritores, entre eles Ziraldo, Pedro Bandeira e Ana Maria Machado. E, de repente, o céu estava cheio de histórias.
Porque, no final das contas “Ler faz a imaginação voar”.