Tinder: um aplicativo, duas campanhas com importantes propósitos
Doe um Match arrecada agasalhos para moradores de rua, enquanto Tinder Beater alerta sobre a violência doméstica
Mais do que uma rede social para você conhecer e paquerar gente nova, o Tinder tem se provado uma ferramenta bastante interessante para campanhas relacionadas aos mais diversos assuntos: adoção de cães e gatos, conscientizar os usuários sobre o fumo, uso de camisinha e tráfico sexual, e até para tentar encontrar pessoas desaparecidas.
A esta longa lista podemos acrescentar também outras duas campanhas, uma voltada para a arrecadação de agasalhos para moradores de rua e outra para combater a violência doméstica.
A primeira delas, Doe um Match, foi criada por Luan Dias de Almeida, aluno da Miami Ad School/ESPM. Com mais de 2.400 matches até o momento, foram criados perfis d moradores de rua que relatam as dificuldades de quem vive na rua e a necessidade de doações. Quem pode contribuir dá um match no perfil e estabelece contato com Luan, que informa o endereço do ponto de coleta ou se encarrega de receber os agasalhos e cobertores, que depois são encaminhados às entidades parceiras.
Desenvolvida pela Bravo/Y&R de Miami para a Women In Distress, a campanha Tinder Beater foca na violência doméstica. Aqui, vemos mais uma vez perfis falsos que identificam três homens com comportamento abusivo, revelado no álbum de fotos dos usuários.
Ao longo de quatro semanas, a equipe da agência curtiu todos os perfis femininos que encontraram. As mulheres que curtiram de volta sem ver as fotos foram obrigadas a vê-las quanto a janela do chat abria.
Apesar da boa intenção, talvez faltou um melhor desenvolvimento desta segunda campanha, que defende que homens podem ir do legal ao cruel tão rápido quanto as pessoas escolhem seus matches no Tinder.
No final, a gente espera que a rede continue sendo usada com propósitos tão importantes quanto encontrar um par.