Facebook lança ferramenta para que editores publiquem artigos diretamente na rede social

Facebook lança ferramenta para que editores publiquem artigos diretamente na rede social

Instant Articles promete mais rapidez na experiência de leitura e propõe rentabilização para os publishers

por Carlos Merigo
Articles

Em mais um enorme passo em seu plano de ser (ainda mais) a entidade dominante na internet, o Facebook revelou uma ferramenta chamada Instant Articles, voltada para que editores publiquem matérias interativas de maneira prática e rápida na rede social. É a proposta do Medium, mas inicialmente pensada para celulares e agora ancorada pela mastodôntica base de usuários do Facebook.

A justificativa é de que muitas pessoas lêem notícias em dispositivos móveis, e o carregamento de artigos é, até o momento, a experiência mais lenta que alguém pode ter no Facebook. Em média, um link externo leva 8 segundos para ser exibido em um smartphone. Com o Instant Articles, o consumo desse tipo de conteúdo será dez vezes mais rápido.

Já para o editor de notícias, vem a possibilidade de publicar artigos formatados para telas móveis, personalizando com a identidade de marca. Incluindo zoom em fotos de alta resolução, auto-play de vídeos durante o scroll, inserção de trechos de áudio e comentários em partes individuais do texto.

Introducing Instant Articles, a new tool for publishers to create fast, interactive articles on Facebook.

Posted by Facebook Media on Terça, 12 de maio de 2015

Agora vem o pulo do gato: Os editores poderão vender anúncios em seus artigos, ou então optar pela própria plataforma do Facebook para rentabilizar inventário ocioso. Além disso, estarão disponíveis ferramentas analíticas da audiência, incluindo comScore.

O Instant Articles conta inicialmente com nove parceiros de conteúdo: The New York Times, National Geographic, BuzzFeed, NBC, The Atlantic, The Guardian, BBC News, Spiegel e Bild.

É uma resposta ousada para a atual crise de identidade do jornalismo, dentro da velha máxima de que a informação tem que ir onde o leitor está. É bom para o Facebook pois mantém o usuário dentro da rede social, pode ser bom para os editores em termos de alcance e rentabilização. Só fica a linha fina entre o que pertence a quem. Essa simbiose entre publishers e Facebook, no futuro, acabaria com os sites de notícias?

PS: Irônico que a página do Instant Articles seja feita em WordPress: instantarticles.fb.com

Articles
todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
icone de linkCopiar link