NYT estreia publicação de material diretamente no Facebook para quem acessar via mobile
A ideia é transformar a experiência de leitura de conteúdo jornalístico em dispositivos móveis
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Tem quem ache que publicar material diretamente no Facebook pode ser um tiro no pé para as empresas de mídia, que vão perder a ‘propriedade’ do local de publicação, ou até que veja uma certa ‘síndrome de Estocolmo’ em se fechar cada vez mais na rede social, ao invés de permitir que a web seja uma experiência mais expansiva e diversa.
Mas quem trabalha com jornalismo digital sabe que não dá pra dizer não antes de experimentar, testar e avaliar os resultados. Por isso, a opção de uso da ferramenta Instant Articles, lançada hoje pelo Facebook, acaba sendo uma experiência necessária para as grandes empresas de mídia. Não à toa que os nove primeiros parceiros de Zuckerberg nessa iniciativa não são peixes pequenos – são nomes como The New York Times, National Geographic, BuzzFeed, NBC, The Atlantic, The Guardian, BBC News, Spiegel e Bild.
Quem quiser experimentar a novidade pode acessar matérias como essa abaixo, publicada pelo New York Times sobre a ginasta brasileira Laís Souza. O único cuidado é acessar via dispositivos móveis senão o link vai te encaminhar para a página dentro do NYT com esse material.
At 25, Laís Souza was one of Brazil’s best Olympic gymnasts, and she had just heard the exciting news: She had qualified…
Posted by The New York Times on Quarta, 13 de maio de 2015
Nos meus testes, o melhor resultado aconteceu via iPhone. A matéria ganhou uma capa animada, como se fosse um GIF, o que chama mais a atenção quando você vai rolando a timeline. Ao clicar, a experiência diferenciada continua – existe uma trilha sonora acompanhando a matéria, e um curto vídeo de capa, que vai trocando as cenas. Me lembrou um pouco o modelo de apresentação de conteúdo da aba Discover, no Snapchat.
O texto abriu MUITO mais rapidamente que o habitual link, e a experiência de leitura, com o texto ocupando a tela inteira, é bem agradável. Tão agradável quanto ler um texto do Medium no celular.
Como o material ocupa a tela inteira, há essa sensação de imersão na matéria. No topo, em uma discreta barra horizontal negra, o botão de compartilhamento permite espalhar a matéria pelo Facebook, com as mesmas opções que o tradicional botão ‘share’ traz.
Considerando que o Facebook ainda oferece para as empresas que quiserem fazer uso do Instant Articles a opção de manter 100% da renda obtida com publicidade nessa ferramenta, ou 70% dos valores obtidos com publicidade via Facebook, essa pode ser uma interessante saída para conseguir mais renda com os conteúdos, e testar novos modelos de interação com o usuário.
Porque em termos de design e usabilidade, tá bem bacana viu.