NYT estreia publicação de material diretamente no Facebook para quem acessar via mobile
A ideia é transformar a experiência de leitura de conteúdo jornalístico em dispositivos móveis
Tem quem ache que publicar material diretamente no Facebook pode ser um tiro no pé para as empresas de mídia, que vão perder a ‘propriedade’ do local de publicação, ou até que veja uma certa ‘síndrome de Estocolmo’ em se fechar cada vez mais na rede social, ao invés de permitir que a web seja uma experiência mais expansiva e diversa.
Mas quem trabalha com jornalismo digital sabe que não dá pra dizer não antes de experimentar, testar e avaliar os resultados. Por isso, a opção de uso da ferramenta Instant Articles, lançada hoje pelo Facebook, acaba sendo uma experiência necessária para as grandes empresas de mídia. Não à toa que os nove primeiros parceiros de Zuckerberg nessa iniciativa não são peixes pequenos – são nomes como The New York Times, National Geographic, BuzzFeed, NBC, The Atlantic, The Guardian, BBC News, Spiegel e Bild.
Quem quiser experimentar a novidade pode acessar matérias como essa abaixo, publicada pelo New York Times sobre a ginasta brasileira Laís Souza. O único cuidado é acessar via dispositivos móveis senão o link vai te encaminhar para a página dentro do NYT com esse material.
At 25, Laís Souza was one of Brazil’s best Olympic gymnasts, and she had just heard the exciting news: She had qualified…
Posted by The New York Times on Quarta, 13 de maio de 2015
Nos meus testes, o melhor resultado aconteceu via iPhone. A matéria ganhou uma capa animada, como se fosse um GIF, o que chama mais a atenção quando você vai rolando a timeline. Ao clicar, a experiência diferenciada continua – existe uma trilha sonora acompanhando a matéria, e um curto vídeo de capa, que vai trocando as cenas. Me lembrou um pouco o modelo de apresentação de conteúdo da aba Discover, no Snapchat.
O texto abriu MUITO mais rapidamente que o habitual link, e a experiência de leitura, com o texto ocupando a tela inteira, é bem agradável. Tão agradável quanto ler um texto do Medium no celular.
Como o material ocupa a tela inteira, há essa sensação de imersão na matéria. No topo, em uma discreta barra horizontal negra, o botão de compartilhamento permite espalhar a matéria pelo Facebook, com as mesmas opções que o tradicional botão ‘share’ traz.
Considerando que o Facebook ainda oferece para as empresas que quiserem fazer uso do Instant Articles a opção de manter 100% da renda obtida com publicidade nessa ferramenta, ou 70% dos valores obtidos com publicidade via Facebook, essa pode ser uma interessante saída para conseguir mais renda com os conteúdos, e testar novos modelos de interação com o usuário.
Porque em termos de design e usabilidade, tá bem bacana viu.