Obama chega ao Twitter com a conta oficial @POTUS, e já apoiando a campanha de Hillary
Sabe o que ele vai fazer no Twitter? Pelo visto, se divertir igualzinho a gente
Finalmente Barack Obama vai poder participar do Twitter também. O presidente dos EUA estreou ontem a conta oficial @POTUS – sigla para President of The United States, que será utilizada pelo presidente para comunicações em 140 caracteres.
Obama mandou seu primeiro tuíte a partir do Salão Oval, na Casa Branca, usando um iPhone. Em menos de meia hora, ele já tinha mais de 100 mil seguidores, e, como era de se esperar, um selinho de conta verificada.
Hello, Twitter! It’s Barack. Really! Six years in, they’re finally giving me my own account.
— President Obama (@POTUS) May 18, 2015
Curiosamente, a conta que leva o nome do presidente, @BarackObama, é administrada pela Casa Branca, com apenas eventuais tuítes sendo postados pelo próprio presidente, levanto um ‘-bo’ no final para indicar a autoria da mensagem. Já no perfil @POTUS, o presidente mesmo fará as postagens.
Hello, Twitter! It’s Barack. Really! Six years in, they’re finally giving me my own account. — President Obama (@POTUS) May 18, 2015
Entre as primeiras interações com o presidente norte-americano, estiveram as boas vindas dadas pela conta @VP, utilizada pelo vice-presidente Joe Biden, e @FLOTUS (First Lady of The United States), que é utilizada por Michele Obama.
Quem aproveitou a chegada de @POTUS foi Bill Clinton, que perguntou se a arroba vinha junto com o cargo de presidente dos EUA.
“Bem vindo ao @Twitter, @POTUS! Uma pergunta: esse usuário fica com o escritório [do presidente]? #perguntandoparaumamigo”
Obama não perdeu muito tempo para responder, inclusive deixando a entender que apoia a campanha de Hillary Clinton.
“Boa pergunta, @billclinton. A arroba vem sim com a casa [branca]. Conhece alguém interessado na conta @FLOTUS”
Good question, @billclinton. The handle comes with the house. Know anyone interested in @FLOTUS?
— President Obama (@POTUS) May 18, 2015
Nessa história toda, fico ao lado de Wesley Lowery, ansiosamente aguardando por 2017, quando todo mundo vai tuitar os episódios de Scandal junto com a gente ;)
Can not wait for 2017 when he starts livetweeting Scandal like the rest of us https://t.co/RM0o2ZsbUi — Wesley Lowery (@WesleyLowery) May 18, 2015
Atualizado às 11:39: Uma versão anterior desse texto dava a entender que Obama teria dado uma cortada em Clinton, o que não foi o caso; fica subentendido um apoio de Obama à campanha de Hillary para 2016, ao oferecer a Bill Clinton a arroba da conta @FLOTUS. Obrigada aos leitores que apontaram a inconsistência.