Os 40 anos da Industrial Light & Magic
Uma retrospectiva do estúdio que revolucionou os efeitos visuais no cinema
Em 1975, George Lucas não conseguia ninguém que bancasse seu filme. Um tal de “Star Wars”. O problema não era apenas o desinteresse dos estúdios por blockbusters espaciais, mas também por terem chegado a conclusão de que não existia tecnologia disponível para colocar aquele roteiro nas telonas.
Em vez de voltar pra casa chorando, Lucas inventou a tecnologia que precisava. Assim nasceu a Industrial Light & Magic (ILM). A empresa de efeitos especiais não apenas revolucionou o cinema, dando vida para 317 filmes até hoje, como também serviu de base para outras iniciativas que talvez você conheça.
A Pixar começou, basicamente, como um projeto interno da ILM. O Photoshop foi inventando por um funcionário da ILM em seu tempo livre.
Nesses 40 anos de existência, a ILM ganhou 15 Oscars de Efeitos Visuais, mais 28 estatuetas de Scientific and Technical Achievement. No vídeo acima, a companhia faz uma retrospectiva de seus trabalhos mais notórios.
Vale ler também a ótima reportagem de capa da Wired deste mês, que conta a vida e obra da ILM através do depoimento de profissionais que já trabalharam com essa gigante da indústria.