Tribo Kipiai, cheia de índios do marketing que querem resultados
Tumblr brinca com termos de marketing e cria personagens indígenas que refletem objetivos das métricas
O termo KPI, sigla para Key Performance Indicator, que é muito utilizado na medição da eficiência de campanhas publicitárias, foi a inspiração principal para Adriano Brandão, diretor de criação da In Press Porter Novelli, criar o tumblr Tribo Kipiai.
“Alguém falou ‘kipiai’ (a forma como se pronuncia a sigla KPI) aqui na agência e eu fiquei pensando que poderia ser um índio, uma tribo”, contou ele em entrevista ao B9.
No tumblr da Tribo Kipiai é possível aprender mais sobre o KPI de forma divertida, já que cada personagem indígena reflete o que os diversos indicadores de um KPI buscam obter.
São exemplos como o Chefe Rói, que quer retorno, o Índio Primeiro Passo, que quer kick-off, o Índio Estalo Mágico, que quer insight, o Índio Tempestade Cerebral, que quer big idea (podia ser o índio B9, hein, Adriano?), ou o Índio Flecha Voadora, que quer target.
A brincadeira está apenas no início, e o Adriano avisa que está aberto a colaborações.