Rolling Stone cria exército de Steves Jobs
Quase quatro anos após sua morte, fundador da Apple continua sendo fonte de inspiração
É sempre assim: basta morrer o homem para nascer o mito. Com Steve Jobs, que mitou incontáveis vezes quando era vivo, não foi diferente. E mesmo quase quatro anos após sua morte, ele continua sendo uma referência forte, inspirando filmes e comerciais como The Steves, criado pela The Community para a revista Rolling Stone na Argentina.
Basicamente, a mensagem do texto chama as pessoas para revelarem o Steve Jobs que existe dentro delas e se tornar um questionador, buscando respostas para tornar sua vida melhor. Afinal, se a gente não sabe qual pergunta irá mudar o mundo, o jeito é se tornar o mais inquisitivo possível.
Até aí tudo bem. O grande problema deste comercial, entretanto, é que ao se criar um “exército de Steves Jobs”, com todo mundo devidamente caracterizado com óculos redondo, camiseta preta de gola rolê e calça jeans, eu me pergunto onde sobra o espaço para o questionamento.
É legal se inspirar em algumas personalidades, mas a impressão que fica é que a agência errou na mão por aqui. Afinal, o mais importante é fortalecer a personalidade de cada um, em vez de tentar criar um padrão inatingível. Quem sabe na próxima?!