News Lab, do Google, quer trazer jornalistas para a era digital
Site reúne conjunto de ferramentas para ajudar em reportagens
O Google lançou uma iniciativa ambiciosa hoje, chamada News Lab. Por meio desta plataforma a empresa quer ajudar a “construir o futuro da mídia” – em outros termos, o Google quer ajudar jornalistas e outros membros da mídia a entrarem de vez na era digital, usando certas ferramentas para melhorarem suas reportagens e matérias.
Para deixar bem claro: nenhuma das ferramentas é nova. Todos os serviços do Google incluídos no News Lab são conhecidos e bastante usados. A novidade aqui é a forma que tais ferramentas foram organizadas, indicando para jornalistas e membros da nova mídia qual a melhor maneira de aplicá-las em seu dia-a-dia. Elas estão divididas entre Research, Report, Distribute e Optimize, cada uma com um conjunto de serviços específicos para a finalidade que dá nome ao grupo.
Talvez até mais importante que essa organização, cada ferramenta tem também um tempo estimado de uso que é necessário para encontrar os dados buscados – algo que para quem está numa deadline apertada é realmente importante.
Entre os cases de sucesso do News Lab, o Google destaca o The Verge, que coloca boa parte do seu conteúdo em vídeo no YouTube, e o jornal britânico The Guardian, que faz uso constante da ferramenta de visualização de dados.
Embora tenha anunciado apenas agora a inciativa, o Google já vem trabalhando com diversos veículos americanos, por meio de palestras e programas de aprendizado, mostrando o que suas ferramentas são capazes de fazer. O resultado? Um crescimento considerável no número de acessos.