Facebook poderá te identificar mesmo com o rosto coberto
Algoritmo analisa estilo de cabelo, pose, formato do corpo e até roupas
A funcionalidade de encontrar seus amigos em fotos é algo que já está no Facebook há tempos. A rede social usa um algorítimo de reconhecimento facial bem avançado para detectar quem é quem nas imagens. E este algoritmo pode ficar ainda mais avançado no futuro – ele poderá ser capaz de identificar pessoas mesmo que estejam com os rostos cobertos.
O reconhecimento não-tão-facial-assim (este é nome extra-oficial dado por mim) é obra do laboratório de Inteligência Artificial do Facebook. O algoritmo busca, no lugar do rosto, outras marcas que podem ajudar a identificar pessoas, como o corte de cabelo, formato do corpo (!), as roupas usadas e até mesmo a pose que a pessoa fez na foto. A precisão deste novo algoritmo também assusta: ele identificou corretamente uma pessoa 83% das vezes. O experimento usou 40 mil fotos públicas do Flickr.
Apesar de ter divulgado o incrível desenvolvimento na área durante uma conferência este mês, o Facebook não revela quando ou se este novo algoritmo será aplicado na rede social. Mas sabemos que vez ou outra algumas novidades são testadas primeiro com um pequeno grupo de usuários, antes de serem liberadas para todos. Então se por algum motivo o Facebook começar a oferecer sugestões de marcação incrivelmente precisas nas fotos que você publica por lá, você foi um dos escolhidos.