Rede de hotéis usa fotos do Instagram para anúncios
Todas as imagens usadas foram devidamente licenciadas
A rede de hotéis americana Loews Hotels & Resorts decidiu não usar fotógrafos profissionais na sua nova campanha. No seu lugar a rede preferiu ir por uma rota pouco convencional e pegou fotos publicadas no Instagram por hóspedes dos hotéis, em uma campanha chamada #TravelForReal. A criação é da agência Catch New York.
Uma coisa que a agência deixa bem claro é que as imagens foram licenciadas para serem usadas (estou olhando para você, Richard Prince). O que não está claro é se os usuários receberam ou não dinheiro por elas ou se as imagens foram licenciadas de graça diretamente com o Instagram. Em todas as fotos que encontrei (como essa e essa) há um comentário da produtora da agência, Kim Schulster, avisando para o usuário conferir a inbox do app, então o licenciamento pode ter acontecido diretamente com eles.
Os anúncios com fotos do Instagram foram usadas em revistas e displays em aeroportos, além de banners na web. Ao todo a agência diz que analisou mais de 35 mil fotos encontradas e em contextos variados. O objetivo da campanha, segundo o CMO da rede de hotéis, Bruce Himelstein, é colocar um contexto “mais emocional e pessoal” nas estadias dos hóspedes.