MasterCard testa programa que aprova compras online com selfie no lugar da senha
Objetivo do programa é acabar com fraudes online
A MasterCard demonstrou esta semana que conseguiu dar um propósito novo e até mais útil para as selfies. Em uma reportagem para o programa CNN Money, o diretor de Segurança e proteção da MasterCard, Ajay Bhalla, demonstrou um aplicativo que autoriza compras apenas se o usuário clicar uma selfie.
A intenção do programa é ao mesmo tempo impedir que aconteçam fraudes em compras online e facilitar a vida do comprador, que não vai precisar lembrar as senhas. E para evitar que o sistema seja enganado e autorize compras de pessoas não-autorizadas usando fotos estáticas, o aplicativo pede também que a pessoa pisque para a câmera e escaneie sua impressão digital – só depois a compra é autorizada.
No vídeo não é revelado como o programa funciona exatamente, mas posso chutar que ele faz a verificação de feições faciais do usuário e compara com o rosto cadastrado na base de dados para autorizar a compra.
Por enquanto a MasterCard planeja testar o aplicativo em um projeto piloto com cerca de 500 usuários. A empresa já fez parcerias com as principais fabricantes de smartphones, como Apple, BlackBerry, Microsft, Google e Samsung, para garantir que o aplicativo vai funcionar quando lançado.