Supercomputador Watson, da IBM, agora consegue criticar o que você escreve
Funciona como um corretor ortográfico para o tom de voz da mensagem
O Watson já ficou conhecido por ser um ótimo jogador de Jeopardy, ter ajudado a médicos diagnosticarem pacientes e até já provou ser um bom chef de cozinha. A IBM adicionou esta semana mais um item no já variado currículo do seu supercomputador: crítico de mensagens.
Através do Tone Analyzer, ferramenta que utiliza o poder do Watson, é possível analisar o tom de um texto e saber como a pessoa que vai lê-lo irá interpretá-lo. Ele classifica cada palavra de acordo com sentimentos que elas normalmente expressam e exibe um gráfico que diz se ela está mais negativa ou positiva, se demonstra abertura ou é analítica, dentre outros pontos.
A IBM diz que a ferramenta é bastante parecida com um corretor ortográfico, sugerindo palavras melhores no lugar de outras que podem expressar sentimentos mais positivos e deixar a mensagem melhor. Um dos usos para o Tone Analyzer, segundo a empresa, é ajudar anunciantes a deixarem suas campanhas de marketing segmentado combinando com a personalidade do público que ela quer atingir.
Acesse o Tone Analyzer por esse link de demonstração e veja se você está passando o tom que pretende naquela mensagem antes de apertar o botão de enviar. Por enquanto ele só entende mensagens escritas em inglês.