Conheça o primeiro anúncio criado com inteligência artificial
Agência experimenta com algoritmos que melhoram anúncios
O campo da publicidade ganhou uma ajuda tecnológica hoje com a criação do primeiro anúncio feito com inteligência artificial. Trata-se de um poster digital para a marca fictícia de café Bahio e que está sendo exibido em um ponto de ônibus na cidade de Londres. A inteligência do painel está no fato de que ele adapta o anúncio de acordo com a reação das pessoas que veem o poster.
Como é possível medir essa reação, você pergunta? Há um sensor Kinect localizado acima do painel digital que consegue rastrear o rosto de quem olha para a tela e determinar se ela reagiu bem ou mal. Esta reação faz um programa decidir se algum elemento do anúncio deve ser alterado ou não, como o texto, a fonte, o tamanho da fonte, a imagem de fundo e até o layout completo.
A criação é da agência M&C Saatchi, que diz também que este é o primeiro anúncio no mundo que usa inteligência artificial. No vídeo abaixo o CIO da agência, David Cox, explica um pouco de como ele foi criado e como funciona.
Como não é possível medir de imediato o impacto dos anúncios, somente no futuro saberemos se a campanha deu certo e se a marca de café Bahio realmente decolou ou não.