Starbucks lança campanha focada em redes sociais
Marilynn K. Yee/The New York Times
Sempre avessa à publicidade tradicional, a Starbucks deu início ao que já é considerado o seu maior investimento em comunicação. E apesar de se render a uma campanha de posters, outdoors e comerciais de TV, a marca quer estimular o engajamento de seus fiéis consumidores na internet.
Além dos 1.5 milhões de fãs no Facebook, a cada 8 segundos alguém fala sobre a Starbucks no Twitter. Portanto, essa não é uma iniciativa com hotsite ou algo centralizador, mas sim voltada totalmente para as mídias sociais. Uma das ações da empresa de cafés de Seattle, vai premiar aqueles que postarem fotos posando na frente dos cartazes da campanha.
A inspiração para esse tipo de ação veio das próprias pessoas nas redes sociais, já que segundo a Starbucks existe uma espécie de corrida para ver quem publica primeiro a foto de uma loja nova, da decoração especial de Natal, de um novo produto, etc.
O próprio Howard Schultz, CEO da empresa, conta no vídeo abaixo como essa campanha vai se desenrolar, e mostra as peças que já estão sendo veiculadas em diversas cidades dos EUA.
A verdade é que, além de aproveitar o fato de ser uma das marcas mais mencionadas na internet, a Starbucks quer combater os esforços do McDonald’s em promover o seu McCafé, no que chamam de “commoditização” do café.
Os caras do Ronald dizem que café é tudo igual, e que você pode tomar um pagando mais barato no McDonald’s. Já a Starbucks quer provar que existem cafés e cafés, e que você merece pagar um pouco mais para desfrutar dos melhores grãos e de um ambiente para verdadeiros apaixonados pela bebida.
Quem vai ganhar essa briga no balcão, só o tempo dirá, mas no ambiente online a Starbucks já está bem a frente. Como diz matéria de hoje no NY Times, o desafio maior é tornar os seus fiéis seguidores na internet em fiéis consumidores também.