Candidatos à presidência dos EUA travam disputa no Twitter
Retweets e curtidas deveriam contar como voto no processo eleitoral
Nos últimos anos vimos as redes sociais se tornando ferramentas bastante importantes em diversos cenários e um deles são as eleições presidenciais. Nos EUA, que estão se preparando para eleger um novo presidente ao final do ano que vem, dois perfis de candidatos ao cargo encenaram uma disputa até engraçada no Twitter. A ex-secretária de estado Hillary Clinton e o ex-governador do estado da Flórida, Jeb Bush, deram um serviço extra às suas equipes de redes sociais esta semana.
A candidata Hillary Clinton deu início sem querer à disputa ao postar a imagem abaixo, que mostra o quanto os estudantes americanos devem em empréstimos para pagar sua graduação.
Cost won't be a barrier to an education. Debt won't hold you back. Read Hillary's plan: http://t.co/A4pWb3fOf4 pic.twitter.com/KVyr8SlSVn
— Hillary Clinton (@HillaryClinton) August 10, 2015
Foi então que o perfil de um candidato concorrente, Jeb Bush, postou uma imagem similar mas que tinha informações diferentes. A imagem, mostrada abaixo, acusa que o valor foi dobrado durante a administração democrática.
@HillaryClinton pic.twitter.com/m6LAHYCLok
— Jeb Bush (@JebBush) August 10, 2015
Pouco depois, Hillary respondeu, dessa vez alterando ainda mais a imagem, dessa vez destacando a nota que instituições de ensino receberam em acessibilidade (em termos de custo) quando o estado da Flórida estava sob a liderança de Bush.
.@JebBush Fixed it for you. pic.twitter.com/d4q9EWpXCA
— Hillary Clinton (@HillaryClinton) August 10, 2015
O último tweet da disputa até agora foi o de Jeb Bush, que resolveu responder com uma versão “atualizada” do logo da campanha de Hillary.
.@HillaryClinton fixed your logo for you. pic.twitter.com/141nXHQe4Z
— Jeb Bush (@JebBush) August 11, 2015
Os dois lados da disputa receberam uma avalanche de interações. Ao todo, apenas nestes tweets, o perfil de Hillary foi retuitado mais de 9 mil vezes e favoritado outras 11,7 mil vezes, enquanto que o perfil de Jeb recebeu 9,2 mil retweets e 11 mil curtidas.
E no final das contas quem saiu ganhando mesmo não foi nenhum dos dois: foi a internet. E também o repórter do BuzzFeed, Samir Mezrahi, responsável por criar a imagem abaixo.
fixed ur bios for u @JebBush @HillaryClinton pic.twitter.com/iXmVDyg9cT
— samir mezrahi (@samir) August 11, 2015