Testamos o Livetext do Yahoo
Aplicativo de bate-papo efêmero agora está disponível no resto mundo
No mês passado o Yahoo entrou para a moda de aplicativos de mensagens efêmeras com o lançamento do seu Livetext em um número limitado de países. O programa permite uma comunicação diferente do que os demais oferecem, com uma camada de chat por cima do vídeo da pessoa com quem estamos falando. E hoje o Livetext foi oficialmente lançado em todo o mundo.
A primeira impressão que tive foi de estar lidando com uma interface extremamente simples, sem muitas firulas ou configurações. Após passar por um tutorial rápido, ele oferece a opção de cadastro ou login por uma conta do Yahoo. É necessário ter um número de telefone e escolher um nome de usuário.
O bate-papo acontece ao escolher um dos contatos e ativar a câmera, que transmite o vídeo apenas quando o contato aparece do outro lado. Ele só é avisado da conversa quando você envia uma mensagem – esse campo de bate-papo, por sinal, mostra emojis gigantes. Infelizmente ele também não permite o envio de vídeo na horizontal, apenas na vertical. É meio que a síndrome desse tipo de programa.
Dito isso, a qualidade de vídeo é relativamente boa por WiFi e tocar no vídeo no canto superior direito inverte a câmera usada pelo aplicativo. Diferente do Snapchat, ele não avisa quando alguém tirar uma screenshot da tela, então nada de mandar nudes.
Há um porém no uso do Livetext e que acho importante alertar. Apesar de não transmitir áudio, o vídeo que ele transmite já é o bastante para fazer seu uso em redes móveis algo inviável – pelo menos se o seu limite de tráfego for pequeno. Em um bate-papo que durou cerca de 5 minutos, o aplicativo gastou 144 MB de dados na transmissão de vídeo. O ideal é mesmo usá-lo por WiFi.
O Yahoo! Livetext é gratuito está disponível nas versões brasileiras da Google Play Store e na iTunes App Store.