Twitter vai começar a perguntar se você leu o artigo antes de compartilhá-lo
Restrito a alguns usuários de Android nos EUA, experimento é novo passo da companhia para combater desinformação na plataforma
O Twitter anunciou nesta quarta (10) o início de testes de uma nova ferramenta que vai forçar os usuários da rede social a repensar o uso de um dos recursos mais populares de qualquer plataforma: o compartilhamento de links. A partir de hoje, alguns usuários de Android nos EUA passarão a receber uma notificação do aplicativo quando retuitarem uma publicação ou artigo sem ter aberto o link de fato – ou seja, só leram a manchete e mandaram brasa no RT.
O sistema é relativamente simples: se o usuário apela para a supracitada estratégia, a plataforma vai emitir um aviso perguntado se ele gostaria de ler o texto antes de compartilhar. No perfil de suporte, a companhia escreve que a ideia veio da constatação de que o ato de “divulgar um artigo pode gerar uma discussão”, então seria melhor garantir que quem é responsável pela ação tenha lido a publicação.
Embora a empresa não tenha dado maiores detalhes sobre o experimento nem confirmado se ele representa uma espécie de novo sistema, a função representa mais um esforço do Twitter para tentar conter a disseminação de informações falsas e desinformação na rede. Além do tão alardeado conflito com a conta oficial do presidente estadunidense Donald Trump, a plataforma esta semana começou a marcar como falso as publicações que tratam da desinformação em torno do coronavírus com redes 5G e no fim de maio expandiu a área de testes com a limitação de respostas a tweets.