Bombril peca mais pela alienação dos homens do que por discriminação de gênero
NULL

Bombril peca mais pela alienação dos homens do que por discriminação de gênero

Comercial que brinca com diva vs. “divagar” foi acionado no Conar

por Thais Fabris

A Bombril teve seu mais recente comercial denunciado no Conar por discriminação de gênero. As queixas, a maioria proveniente de homens, alega que o filme debocha da “figura masculina”, pois Dani Calabresa, Monica Iozzi e Ivete Sangalo afirmam que a mulher é diva na limpeza e o homem é “divagar”.

Em nota à imprensa, a empresa afirma que a campanha foi “desenvolvida para valorizar o protagonismo feminino” e:

“usa uma linguagem bem humorada para ressaltar o valor da mulher na sociedade brasileira e não tem a intenção de ofender os homens ao fazer uma brincadeira com a palavra ‘diva’”.

É bastante comum as pessoas confundirem feminismo com algum tipo de seita que prega a superioridade feminina. Esse parece ter sido o erro da marca, ao enaltecer a mulher e desvalorizar os homens.

Alienando homens das tarefas domésticas, mantemos a mulher presa ao lar impedindo sua plena entrada no mercado de trabalho

compartilhe

O feminismo é um movimento pela igualdade de direitos e oportunidades entre os gêneros. Ao dizer que as mulheres são muito melhores na faxina, o comercial afasta os homens dessa tarefa e reforça o estereótipo de que elas devem ser as únicas responsáveis pelo cuidado com a casa e com os filhos.

Permitir e incentivar a presença masculina no ambiente doméstico é um passo fundamental para a igualdade de gênero. Em alguns dos países mais igualitários do mundo, homens e mulheres não apenas dividem as tarefas como têm o mesmo tempo de licença maternidade/paternidade. No Brasil, a licença paternidade é de apenas 5 dias corridos e as mulheres ganham em média 32% a menos que os homens.

Ao alienar os homens das tarefas domésticas, estamos mantendo a mulher presa ao lar e impedindo sua plena entrada no mercado de trabalho.

Apesar de tudo isso, as denúncias ao Conar acusam a campanha de ser “opressora aos homens”. Vale lembrar que comparar qualquer opressão sofrida por homens com a opressão sofrida pelas mulheres é uma falsa simetria, já que o gênero feminino é o que foi oprimido historicamente.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
icone de linkCopiar link