- Criatividade 31.ago.2015
A real beleza cada vez mais real
Gordas, trans, deficientes e idosas na passarela mostram que o novo padrão é não ter padrão
Estima-se que diariamente, somos impactados por, em média, 3 mil mensagens publicitárias. Não seria incorreto dizer que vemos mais pessoas do universo irreal da publicidade do que gente de carne e osso no nosso dia-a-dia.
Quando falamos de mensagens voltadas para o público feminino, a coisa se complica. A mulher brasileira é negra (51%), está acima do peso (48%), tem cabelos cacheados (70%). Você vê essa mulher na propaganda?
Eu vejo a Gisele Bündchen em todo lugar.
Apenas 60 segundos de exposição a publicidade estrelada por modelos magérrimas são capazes de mudar a auto-imagem feminina para pior.
Preciso dizer de novo que as mulheres estão cansadas de mensagens que as fazem se sentir mal? Então vamos lá: uma pesquisa do Instituto Patrícia Galvão mostrou que 65% das mulheres não se identificam com a forma como são retratadas na propaganda.
65% das mulheres não se identificam com a forma como são retratadas na propaganda
Parece que alguns anunciantes já perceberam que precisavam mudar: há anos a Dove quebrou paradigmas ao mostrar em suas campanhas mulheres com diversos tipos físicos e a American Eagle recentemente deixou de usar photoshop nas modelos do catálogo de lingerie. Agora, uma nova onda de mulheres ainda mais reais está ganhando destaque em um universo um tanto quanto inesperado: as passarelas e revistas de moda.
Se no início do ano a Elle quebrou a internet ao estampar em sua capa a blogueira Juliana Romano em pose sensual, a Fashion Weekend Plus Size vai um passo além e tem como estrela de sua campanha a modelo plus size transsexual Renata Montezine.
O que dizer da modelo com síndrome de Down que está emplacando várias campanhas e vai desfilar na New York Fashion Week? E a modelo que resolveu assumir o vitiligo e está fazendo o maior sucesso?
As mulheres idosas, até então invisíveis, agora aparecem em editoriais de moda de grandes marcas e as mais estilosas até ganharam um documentário, o Advanced Style. E ainda tem comercial de creme anti-rugas usando modelos novinhas por aí.
A marca brasileira de moda praia Morena Rosa ligou todas essas tendências e convidou Valesca Popozuda, Lea T. e Constanza Pascolato para estrelar sua campanha de verão.
A indústria da moda, que ditou o padrão atual, está puxando a reinvenção deste padrão e ampliando a definição de beleza. Aos poucos, vamos reacostumando nosso olhar para o corpo feminino real e relembrando que o que nos faz belas é justamente o que temos de diferente umas das outras. E se todas nós soubessemos que somos bonitas, já pensou a revolução que seria?