App da Philips para fazer crianças escovarem os dentes funciona melhor do que deveria
Elas deixam de dormir para ficar jogando
A Philips liberou no mês passado um aplicativo que se conecta à sua escova de dentes eletrônica via Bluetooth. O aplicativo, que também também tem uma versão com um jogo para crianças, permite que a escovação seja rastreada detalhadamente, o que para crianças é ótimo. Mas essa combinação de jogo com a escova trouxe um efeito inesperado: as crianças ficaram viciadas nele.
O aplicativo, chamado Sonicare for Kids, tem um personagem que precisa ter seus dentes escovados e recompensa crianças que passam pelo menos 2 minutos escovando as quatro quadrantes bucais – tanto do personagem quanto seus próprios. Como recompensa, o aplicativo dá achievements e permite que as crianças personalizem o personagem, chamado Sparkly – e aí está o problema. Brincar com o Sparkly era tão viciante que as crianças deixavam de dormir para ficar jogando.
Veja abaixo um vídeo explicando como o aplicativo funciona.
Ao receber as reclamações dos pais avisando sobre o problema do jogo, a Philips atualizou o programa. Depois desse update, o Sparkly passou a ficar cansado depois da escovação e não era possível nenhuma interação até a escovação do dia seguinte.
Curiosamente, na lista de mudanças do aplicativo a Philips descreve apenas que foi “adicionado uma nova campanha no aplicativo para melhorar a experiência do usuário”. Só deixaram de avisar que a experiência na verdade era menos dor de cabeça aos pais.