Uber dá opção de usuários descobrirem sua nota no serviço
Nota é dada pelos motoristas aos passageiros no final da viagem
Eis uma coisa que nem todo mundo que usa o Uber sabe: a avaliação feita por um usuário para o motorista depois que uma corrida acontece não é de uma via só. O motorista também avalia o passageiro e isso atribui a ele uma nota que, até agora, apenas os motoristas sabiam – eles podem recusar ou aceitar corridas baseado nesta nota. O Uber mudou hoje essa política e passou a permitir que passageiros vejam a média das notas que receberam.
Para descobrir a nota média, o usuário do serviço deve ir no menu de ajuda direto do aplicativo, acessar a parte “Conta Uber” e selecionar a opção “Como funciona o sistema de avaliação?”. Nesta tela será exibido um botão que requisita a nota ao Uber por meio do sistema de ajuda deles. Outra alternativa é acessar o próprio site do Uber, fazer o login e clicar neste link, que também tem o mesmo botão. Para as duas opções, em torno de meia hora um email é enviado com a nota.
Aplicando a mesma lógica que o Uber aplica para motoristas, a média de um bom passageiro do Uber ficaria entre 4,6 e 5. Se a nota chegar abaixo dos 4,6 é sinal de que o passageiro tem alta chance de ser um daqueles que volta da noitada e despeja o conteúdo do estômago no chão do carro, ou similares.
Antes do Uber oferecer esta opção, a descoberta da nota só era possível usando certos métodos alternativos que exploravam falhas no site do Uber – esses métodos foram corrigidos pouco depois de descobertos. Ao ser mais aberto com as notas, o Uber dá a chance dos passageiros com notas mais baixas se policiarem mais e tentarem serem, digamos, menos inconvenientes.