Tidal estreia no Brasil custando o mesmo que Spotify
Quem quiser ouvir música em lossless precisa desembolsar um pouco mais
Uma nova opção apareceu hoje na lista de serviços de streaming disponíveis no Brasil. O Tidal, serviço re-lançado em março por Jay-Z e um grupo de artistas famosos, abriu as portas no país com uma mensalidade de R$ 14,90. E por esse valor, que é idêntico ao que o Spotify oferece, o assinante tem acesso ao catálogo em qualidade padrão. Para acessar as músicas em qualidade lossless, o valor é R$ 29,80 ao mês.
Embora tenha ativado o site e assinaturas para brasileiros apenas agora, o serviço já estava em testes no país há alguns meses. Dentre os artistas considerados os “fundadores da plataforma”, além de Jay-Z que juntou todos, estão Beyoncé, Rihanna, Kanye West, Nicki Minaj e Daft Punk. O serviço tem app para Android, iOS e no desktop está disponível para Windows e OS X. A reprodução em qualidade lossless funciona nos programas e pelo player na web pelo navegador Chrome.
O Tidal tem uma interface até bem fácil de usar para quem já está acostumado com serviços de streaming, com categorias e opções bem separadas e um carrossel de álbuns na primeira página. E mesmo não oferecendo uma opção gratuita com anúncios, como faz o Spotify, ele dá a opção de teste por 30 dias antes de cobrar a primeira assinatura. Quem paga recebe acesso às 30 milhões de músicas e os 80 mil clipes musicais disponíveis no catálogo, além de acesso às playlists especializadas criadas por editores do serviço.
O timing do lançamento não poderia ser melhor para o Tidal – nesta quarta-feira, dia 30, é quando uma grande leva de usuários deixará o Apple Music, já que este é o dia final dentro dos 3 meses gratuitos de teste que a Apple deu ao lançar o serviço.