Competição da Nikon escolhe as melhores fotos microscópicas de 2015
O olho de uma abelha nunca foi tão incrível de se ver
Todo ano a Nikon realiza uma competição chamado “Small World”, que tem como objetivo escolher a melhor foto microscópica no último ano. As fotos escolhidas este ano foram publicadas na semana passada e não são nada menos do que incríveis. Esta que você vê acima ganhou o primeiro lugar e trata-se do olho de uma abelha coberto por pólen e ampliado 120 vezes.
A foto foi capturada pelo fotógrafo Ralph Claus Grimm, da Austrália, que disse que gastou mais de 4 horas cautelosamente montando o olho, configurando o foco e iluminando propriamente o objeto.
Em segundo lugar ficou essa foto abaixo, de um colon de rato colonizado com microbiata, e que foi capturada por Kristen Earle, Gabriel Billings, KC Huang, e Justin Sonnenburg, uma equipe de pesquisadores da Universidade de Stanford.
Já o terceiro lugar ficou com o Dr. Igor Siwanowicz do Instituto Médico Howard Hughes, nos EUA. Ele capturou a foto que você confere abaixo, que é uma espécie de utriculária.
Foram enviadas para o concurso mais de 2 mil fotos microscópicas de 83 países no período e os jurados julgaram três características específicas para escolher as melhores: qualidade, dificuldade e singularidade.
Quem quiser participar da edição do ano que vem do concurso já pode enviar suas fotos pelo site da Nikon – o prêmio é de US$ 3 mil em equipamentos da Nikon pelo primeiro lugar e vai até US$ 200 pelo 20º lugar.
Veja as outras fotos ganhadoras do concurso e algumas menções honrosas nesta página.