Com o lema “Vem Junto”, Nike quer mobilizar os não-atletas durante os Jogos Rio 2016
Ação da marca prevê a revitalização de 21 centros esportivos nas comunidades do Rio de Janeiro
Com a assinatura “Vem Junto”, a Nike anunciou hoje no Rio de Janeiro a sua campanha para os Jogos Olímpicos Rio 2016.
A intenção da marca é aproveitar a expectativa e a atmosfera do evento realizado no Brasil, para incentivar que as pessoas também pratiquem um esporte (que seja mais do que jogar futebol com os amigos uma vez por semana).
Para tanto, o foco da iniciativa está na atividade física mais democrática de todas: a corrida. Com a plataforma digital Vem Junto, a Nike quer que as pessoas criem corridas personalizadas, que podem ser realizadas pessoalmente ou via aplicativo Nike+.
Em entrevista ao B9, Henry Rabello, VP de Marketing e Olimpíadas da Nike do Brasil, afirmou que a própria empresa pode colaborar com a organização da corrida, dependendo da causa, ideia e da quantidade e apoiadores.
Com conceito criado pela Wieden+Kennedy São Paulo, o design e desenvolvimento da plataforma ficou por conta da R/GA São Paulo, que foi pensada para proporcionar a melhor experiência mobile.
As crianças brasileiras são as menos ativas da América Latina
A parte mais significativa (e aplaudida) da apresentação de hoje, porém, veio da Diretora de Impacto Comunitário da Nike, Alice Gismonti.
Ela contou como a marca pretende usar o esporte para transformar comunidades no Rio de Janeiro. Em parceria com a prefeitura da cidade, prometeram revitalizar 21 centros recreativos, chamados de Vilas Olímpicas. Além de infraestrutura e reforma, a Nike irá criar programação especial voltada para crianças, incluindo treinamento e fornecimento de material.
Segundo Gismonti, as crianças brasileiras são as menos ativas da América Latina, e proposta desse projeto social é inspirar uma nova geração através esporte. O primeiro local que passará pela intervenção da Nike é a Vila do Encantando, que fica embaixo da ponte da Linha Amarela.
Ao contrário da Copa do Mundo – em que a Adidas é patrocinadora – a Nike é parceira oficial dos Jogos Olímpicos 2016, podendo realizar ações e atrelar diretamente sua marca ao evento.
Fica pra concorrência a tentativa de subverter isso e ficar no top of mind dos consumidores ao final do evento, algo que a Nike sempre consegue com o mundial de futebol, mesmo sem pagar um centavo para a FIFA.