YouTube Music é o novo aplicativo para ouvir música do YouTube
Apple Music, Spotify e Deezer não precisam ser preocupar por enquanto
Há algumas semanas o YouTube lançou o YouTube Red, o seu serviço de assinaturas. Hoje foi a vez deles lançarem um novo aplicativo, o YouTube Music, que tira proveito dessa assinatura para oferecer streaming de músicas direto do YouTube. E quem não paga a assinatura ouve um anúncio de tempos em tempos.
Assim como o YouTube Red, o YouTube Music está disponível apenas para quem está localizado nos EUA. Dito isso, não há muita vantagem em usá-lo, pelo menos por enquanto. O aplicativo dá a opção de ouvir músicas offline mas não permite que o usuário escolha quais músicas – ele mesmo cria uma playlist todos os dias com 20 canções baseado no que o usuário já ouviu, já curtiu e outras músicas que podem agradar.
Um bom diferencial do YouTube Music é oferecer a opção de mostrar o vídeo ou só a música do vídeo, algo que o YouTube nunca permitiu fazer até agora e que deve economizar o tráfego de dados nesses casos. O programa também dá a opção de gêneros musicais para escolher e permite escolher, dentro de uma estação, níveis diferentes de variedade musical.
Mesmo assim, é pouco provável que o YouTube Music vá conseguir substituir os serviços de streaming que temos hoje em dia. Ele está bem longe de oferecer o que o Spotify, Apple Music ou até mesmo o Deezer oferecem. Ele é direcionado para um público bem específico: quem gosta de intercalar entre assistir clipes de música e ouvir apenas música desses clipes. E como está disponível apenas nos EUA, o público é mais específico ainda.