O rascunho que se tornou um símbolo global de apoio a Paris
Jean Jullien criou a imagem em menos de um minuto, e decidiu parar de ler os comentários em não muito mais tempo que isso
O ilustrador e designer francês Jean Jullien estava de férias quando ficou sabendo dos atentados em sua cidade natal. Em menos de um minuto, ele rabiscou um desenho – misturando o símbolo da paz com a Torre Eiffel – e publicou no Twitter, Instagram e Facebook com a legenda “Peace for Paris”.
Não demorou muito para que a imagem se tornasse viral, compartilhada milhares de vezes e replicadas por celebridades (muitas sem o devido crédito ou atribuída erroneamente ao Banksy) pela internet. No fim das contas, a criação se transformou em uma bandeira quase que oficial do acontecimento, utilizada ostensivamente pela mídia, por órgãos públicos e impressa em camisetas e projeções.
Em entrevista a Wired, Jean Jullien conta que tratou-se de um desenho instintivo, uma reação humana de solidariedade diante dos ataques terroristas.
Jullien também revela que, em determinado momento, desistiu de acompanhar a repercussão e ler os comentários. Muito sommelier de tragédia dizendo pelo que as pessoas devem se solidarizar.