KitKat e Durex querem oficializar emojis de barra de chocolate e camisinha
Tentando conseguir um espaço publicitário gratuito nos teclados de todo mundo
Emojis. Estes conhecidos ícones já viraram o principal meio de encurtar conversas e dizer uma variedade de coisas apenas com imagens. Quem regula esses emojis é a organização Unicode, que libera anualmente uma atualização com novos gráficos para fabricantes implementarem. A Nestlé (na forma da sua marca de chocolates KitKat) e a Durex decidiram recentemente sugerir novas adições ao Unicode – sugestões essas que podem servir de propaganda gratuita.
A primeira a sugerir uma adição nos emojis padrões foi a fabricante americana de camisinhas Durex, que fez uma campanha para divulgação da sua proposta na semana passada. Eles dizem que oficialmente vão sugerir o emoji de camisinha ao Unicode no dia 1º de dezembro, que é o dia mundial de combate à AIDS. A campanha também tem um vídeo, que você pode ver abaixo.
Já o braço britânico da Nestlé fez a sugestão bem mais cara de pau hoje, com um emoji que imita exatamente o chocolate sendo quebrado ao meio – sem a marca, claro, mas com uma campanha que também pede o apoio do publico e também tem um vídeo (veja abaixo). Acompanhada da sugestão, está um abaixo-assinado que até o momento conta com 1,1 mil assinaturas.
Se alguma das duas vai ter sucesso, é difícil prever. Acho particularmente difícil o caso da Nestlé, já que o emoji é específico demais apenas para o KitKat. Mas elas não são as primeiras empresas tentando incluir um novo gráfico no padrão Unicode – a rede de lanchonetes Taco Bell sugeriu ao Unicode a criação de um emoji de taco há alguns anos, e ele foi aceito e implementado na versão 8.0, liberada este ano. Só que foram necessárias mais de 32 mil assinaturas para que isso acontecesse.
A decisão sobre quais emojis serão aprovados e quais ficarão de fora deve acontecer em maio do ano que vem, para em junho do mesmo ano serem liberados no Unicode 9.0. Veja uma lista de todos os candidatos neste link.