Eleição americana, ataques em Paris e casamento gay marcam retrospectiva do Facebook
Tópicos mais comentados também foram os mais polêmicos até agora
Assim como o Twitter e o Spotify, o Facebook liberou esta semana o seu “Year in Review”, mostrando os dez principais tópicos que foram tendência na rede social em 2015.
No topo da lista está a eleição presidencial dos EUA que, mesmo agendada para acontecer apenas em novembro de 2016, está causando bastante polêmica pelos seus candidatos. Em segundo e terceiro lugar, estão os ataques terroristas na cidade de Paris que aconteceram no mês passado e a guerra civil na síria. A lista também tem os terremotos no Nepal, a crise econômica na Grécia e a luta contra a ISIS.
O único item que se destaca nessa lista por ser completamente positivo é a aprovação do casamento para pessoas do mesmo sexo. Uma lei determinando isso foi sancionada primeiro em maio na Irlanda e em junho nos EUA.
O Facebook também revelou quais foram os locais em que seus usuários mais fizeram check-in no mundo: em parques da Disney. O segundo lugar ficou com parques da Universal e o terceiro foi a Times Square, na cidade de Nova Iorque. Curiosamente, o Brasil aparece nessa lista duas vezes, a primeira com o Beto Carrero World no 11º lugar e a segunda com o Parque do Ibirapuera, em 15º.
Na categoria de séries de TV, não deu outra: Game of Thrones foi a série mais comentada. Essa lista também tem The Walking Dead e The Daily Show ocupando o segundo e terceiro lugar, respectivamente.
Para usuários brasileiros, o tópico mais comentado foi um também bastante polêmico: Dilma Rousseff. O segundo foi o ex-presidente Lula e o terceiro o escândalo da Petrobrás. Cristiano Araújo, a dupla Jorge & Mateus e Aécio Neves ocupam a quarta, quinta e sexta posição da lista, respectivamente. Ela também têm o Papa Francisco, o Rock in Rio e o escândalo da FIFA.
Veja a lista completa neste link e neste link as listas de tópicos relativas ao público brasileiro.
Atualização às 18:59 para incluir os assuntos mais falados por usuários brasileiros.