Projeto ONG Nós do Cinema
Dentre as toneladas de reality shows que invadiram a TV nos últimos anos, sem dúvida o mais bacana que vi foi o Projeto 48 da TNT, onde um grupo de jovens cineastas tinham o desafio de escrever, produzir e filmar um curta-metragem em apenas 48 horas.
Nesse ano a rede criou um novo desafio, mas desta vez voltado para publicitários: é o Projeto ONG Nós do Cinema. A proposta é criar, desenvolver, redigir e monitorar a realização de um comercial de TV de 30 segundos para divulgar a ONG criada pelos cineastas Fernando Meirelles e Kátia Lund, durante as filmagens de “Cidade de Deus”.
Para participar do projeto, basta formar uma equipe de até três integrantes e enviar um roteiro, uma foto e o currículo de cada um dos integrantes até o dia 18 de agosto. Tudo pode ser feito através do site.
Serão selecionadas três equipes e cada uma ficará responsável por todas as decisões criativas do comercial, que deverá satisfazer as exigências do cliente. Todos os custos da produção e pós-produção serão bancados pela TNT. As equipes terão três dias de preparação, mas o comercial deverá ser filmado em até 24 horas.
O comercial vencedor será exibido nos intervalos da programação dos canais da Turner (TNT, Cartoon Network, Boomerang, CNN Internacional e CNN Español), e a equipe será premiada com uma viagem para o Festival de Cannes 2007, incluindo passagem aérea, traslado, hotel, entradas pro festival e uma verba para despesas diárias.
Além da boa ação e dos prêmios, vale citar que é uma excelente oportunidade para mostrar a cara no mercado de trabalho, já que todo o desafio terá supervisão e avaliação de grandes profissionais. Se você tem aquele ótimo storyboard mofando aí no seu portfólio, é a chance de vê-lo produzido. Se não tem nada, coloque a cabeça pra pensar em uma nova idéia genial. :)