“The Birth of a Nation” bate recorde como a maior negociação do Festival de Sundance
Filme foi comprado por 17.5 milhões pela Fox Searchlight. Netflix ajudou a inflacionar o preço.
O Festival de Sundance é sobre experimentação, diferentes vozes e nichos. Mas também é uma excelente mesa de compras para os grandes estúdios de cinema. Todo mês de janeiro, executivos – com milhões de dólares no bolso – vão para Park City, em Utah, em busca do que virá a seguir na indústria.
Este ano tivemos um recorde. “The Birth of a Nation”, do diretor Nate Parker, foi comprado pela Fox Searchlight por 17.5 milhões de dólares.
É o maior valor já pago por um filme em Sundance. O recordista anterior era “Pequena Miss Sunshine”, adquirido por 10.5 milhões de dólares pela mesma Fox há uma década.
A Netflix teria feito uma oferta de 20 milhões de dólares
“The Birth of a Nation” foi aclamado por quem viu, e conta a história de uma brutal rebelião de escravos em 1831. Nate Parker escreveu o roteiro, dirigiu e atuou no filme, cujo título faz referência ao “The Birth of a Nation” mudo de 1915, a famigerada obra racista de D.W. Griffith.
O alto preço, porém, não foi apenas por conta do potencial do filme nas bilheterias e premiações. Segundo o Deadline, a Netflix teria feito uma oferta de 20 milhões de dólares por “The Birth of a Nation”.
A agressividade dos serviços de streaming nessas negociações, incluindo aí também a Amazon, ajuda a inflacionar os preços. Só não conseguem vencer ainda o desejo dos produtores por grandes lançamentos em cinemas e milionárias verbas de marketing, já que a distribuição apenas online ainda sofre preconceito por parte do mercado.
Por outro lado, “The Birth of a Nation” aparece em um momento propício de discussão sobre diversidade no cinema, com a maior premiação da indústria dominada por brancos em 2016.