Facebook libera Canvas, ferramenta para criar anúncios imersivos em mobile
Canvas deve prender mais a atenção do usuário
O Facebook liberou hoje publicamente o Canvas, uma ferramenta para anunciantes da rede social publicarem anúncios mais imersivos e especificamente para celulares. A ferramenta já estava em testes desde o ano passado com certos anunciantes selecionados e hoje foi disponibilizada para todos neste link.
No Canvas a ideia é criar anúncios com fotos gigantes, vídeos na vertical e outros itens interativos que prendam a atenção do usuário do Facebook. E ele foi desenvolvido especificamente para telas de celulares porque dessa forma os anúncios podem tirar proveito não só de uma tela gigante como também dos recursos do smartphone, como o acelerômetro, para deslizar uma imagem para o lado e para o outro apenas inclinando o aparelho.
Nos meses passados vimos alguns exemplos de empresas e marcas testando o Canvas. Alguns dos mais legais que vi foram do Star Wars para o lançamento do filme “O Despertar da Força” e aqui no Brasil o anúncio da cerveja Amstel – infelizmente pela natureza dos anúncios do Canvas, é impossível publicar um link direto para eles, você só pode ver acessando as páginas e buscando pelos posts. Mas é possível ver outros exemplos de como eles funcionam no blog oficial do Facebook neste link.
Segundo o Facebook, o formato foi aprimorado ao longo desses meses e testes, com a ajuda de criativos da própria empresa e das agências com acesso à ferramenta ao redor do mundo. Dentre dois pontos que eles conseguiram melhorar nesse período estão o espaço para o Canvas, que foi bastante ampliado, e o tempo de carregamento, que foi reduzido.
Aos anunciantes, o Facebook diz que no Canvas será oferecido também mais insights detalhados, mostrando por exemplo até onde o usuário chegou no anúncio, o que ajuda marcas a melhorarem seus anúncios na ferramenta no futuro. Os anúncios no Canvas também passam pelo mesmo processo de aprovação que qualquer outro, segundo a rede social.
O acesso ao Canvas está liberado para todos os anunciantes do Facebook que usam o Power Editor a partir de hoje.