Anistia Internacional faz campanha contra censura para usuários do Adblock
Apenas usuários do bloqueador de anúncios verão mensagens amanhã
Este sábado, dia 12 de março, é o dia mundial contra Cyber Censura. A Anistia Internacional, principal organização mundial que luta contra esse tipo de atividade, não planeja deixar a data passar em branco. Por meio de uma parceria com a empresa por trás do plugin Adblock, a organização vai exibir anúncios contra a censura aos usuários do plugin durante parte do dia de hoje e amanhã.
No lugar dos anúncios que forem bloqueados, os mais de 50 milhões de usuários do Adblock ao redor do mundo verão mensagens em inglês de Edward Snowden, Ai Weiwei e do grupo Pussy Riot. Os banners serão clicáveis e segundo a AI direcionarão o usuário a conteúdos de pessoas que tiveram sua liberdade de expressão reprimida de alguma forma.
Gabriel Cubbage, CEO do Adblock, disse que “nós acreditamos que usuários [da internet] devem fazer parte da conversa sobre privacidade online”. Ele continua dizendo que, embora no dia seguinte as mensagens não sejam mais mostradas, espera que os usuários do plugin percebam que “quando seu direito de ter uma privacidade digital é ameaçado, o mesmo acontece com seu direito de liberdade de expressão”.
Veja abaixo os banners da Pussy Riot e de Ai Weiei.
Saiba mais sobre a campanha no site da Anistia Internacional.