Diversidade, gênero e construção social: a pauta está aberta no SxSW 2016

Diversidade, gênero e construção social: a pauta está aberta no SxSW 2016

Como a Geração Z percebe a construção de gêneros além do binarismo

por Barbara Bono
Generation Z and Gender: Beyond Binaries?

SxSW 2016

O SxSW envolve uma dinâmica social muito grande. Isso ficou bem marcado ao longo do primeiro dia de evento. O que a convivência entre máquinas e humanos, diversidade de gêneros, big data e empoderamento feminino têm em comum? O aprendizado em cima do impacto que a tecnologia está possibilitando para a desconstrução social de determinados temas como entendemos hoje.

O binarismo vai perdendo espaço nas mesas de discussão. O discurso de máquinas versus homens não faz mais parte, mas sim a cooperação para a evolução da inteligência (de ambos) e suas aplicações cada vez mais tangíveis e reais. Por trás disso tudo, dados (muitos dados!), que também fazem com que “a big data” passe pelo processo de evolução: dados tradicionalmente masculinos afetam o empoderamento feminino. A porta foi aberta para falar de marcado híbrido de… dados. E, claro, o que fazemos com eles no mundo real.

Dados também fizeram parte da pesquisa apresentada por Shepherd Laughlin sobre como a Geração Z (13 a 20 anos) percebe a construção de gêneros para além do binarismo. Enquanto a geração Y abriu o caminho para falar mais abertamente sobre identificação e gênero, pra eles, “identificar é dar poder, é político e quer gerar consumo (…) Ninguém me disse o que eu era, eu googlei o meu caminho para o meu gênero”, disse Tylor Ford, agênero e um dos grandes nomes mundiais nessa discussão.

Há um mundo novo batendo na porta para além do empoderamento e da representatividade, mas para discutir o papel do indivíduo nessa transformação social potencializada pela tecnologia. A internet facilita o acesso à comunicação, traz os dados necessários. A internet facilita o acesso à comunicação, traz os dados necessários para que sejam gerados insights e soluções cada vez mais reais.

Nenhum desses temas falam de modismo ou são passageiros, são sobre acesso à educação, sobre o poder das redes de comunicação pessoais e vieram pra ficar.

Generation Z and Gender: Beyond Binaries?
Generation Z and Gender: Beyond Binaries?

#BrasilAtSXSWA cobertura B9 do SxSW 2016 tem apoio da Apex-Brasil

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
icone de linkCopiar link