“Unfairy Tales”: UNICEF mostra o que crianças enfrentam na crise da Síria
A intenção é promover uma percepção positiva das dezenas de milhões de refugiados ao redor do mundo
Em uma nova campanha, a UNICEF apresenta a crise dos refugiados da Síria através do ponto de vista das crianças. Chamada “Unfairy Tales” – um trocadilho entre fairy (conto de fadas) e unfair (injusto) – a iniciativa apresenta três curtas animados em diferentes estilos de produção.
“Malak and the Boat” (acima) é o primeiro, lançado em fevereiro. Nele, uma menina de sete anos de idade narra a sua jornada assustadora pelo oceano, como única sobrevivente da embarcação que estava. Na última semana, mais dois foram revelados: “Ivine and Pillow,” traz a história de uma garota de 14 anos, que vê sua cidade ser bombardeada durante a noite. Por fim, “Mustafa Goes for a Walk” mostra a fuga de um menino para um acampamento de refugiados, mas que perde no processo seus amigos e brinquedos.
A histórias são reais e narradas pelas próprias vítimas, que aparecem no final, potencializando o impacto. A intenção da UNICEF, que lança também a ação global #actofhumanity, é promover uma percepção positiva das dezenas de milhões de refugiados ao redor do mundo.
A criação é da agência 180 Los Angeles, com produção dos estúdios de animação Consulado, House of Colors, Bubba’s Chop Shop e Gilles+Cecilie Studio.