★ Realidade virtual, parcerias e negócios: SXSW tem balanço positivo para brasileiros

★ Realidade virtual, parcerias e negócios: SXSW tem balanço positivo para brasileiros

Apex-Brasil levou 37 empresas e três canais do YouTube Brasil para participar do espaço dedicado a negócios

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SxSW 2016

O festival South by Southwest terminou dia 20/03 em em Austin (EUA) e as empresas brasileiras que lá estiveram, junto à Apex-Brasil ou de forma autônoma, consolidaram a percepção de que se trata de uma excelente plataforma de negócios, multi setorial e convergente. Essa foi a terceira vez consecutiva que a Agência liderou a presença brasileira no SXSW, levando 37 empresas e três canais do YouTube Brasil para participar do Trade Show, espaço dedicado a negócios.

Entre as empresas, produtos e serviços relacionados a tecnologia, propaganda, produção de filmes, música, TI, aplicativos, networking, entre outros. O espaço brasileiro funcionou entre os dias 13 e 16 de março. A convergência proposta pelo SXSW estava presente no estande brasileiro, o maior do Trade Show.

Um dos exemplos foi o produto Biosoftness, da Trendt, que conseguiu vender todas as amostras levadas ao SXSW. O Biosoftness é uma espécie de amaciante feito com biotecnologia que libera microcápsulas capazes de eliminar o odor. “A proposta é que as pessoas possam ficar até 30 dias sem lavar novamente as roupas. Com isso, poupam o tecido e também o meio ambiente, usando menos água”, explica Renan Serrano.

A participação de 2016 no SXSW também representou um salto qualitativo para a própria Apex-Brasil, que neste ano atuou como curadora de três debates nos painéis oficiais do festival. Um dos que mais chamou a atenção foi sobre como o cyberfeminismo está impactando campanhas de propaganda e marketing de diversas marcas. Representante da ONG brasileira Think Olga, Juliana de Faria, destaca que as mídias sociais ajudam a aproximar e mobilizar pessoas.

“O uso de hashtags tem contribuído para a disseminação de conteúdos que levantam questões de gênero e forçando mudanças na mídia tradicional”, afirma ela ao lembrar do sucesso da campanha #meuprimeiroassedio, que viralizou no Brasil em 2015, foi tema de matérias em diversos veículos e alcançou mais de 82 mil citações no Twitter.

Outro grande sucesso brasileiro no SXSW foi a palestra sobre realidade virtual realizada pela O2 Filmes. A produtora é tão reconhecida que um auditório com mais de 300 lugares não foi suficiente para acolher todos os interessados e mais de 200 pessoas ficaram de fora. Antes do painel a fila dava voltas no Trade Show. Com experiência em projetos como o Museu do Amanhã (no Rio de Janeiro), Ricardo Laganaro realizou uma das melhores discussões sobre realidade virtual no SXSW 2016 e apresentou projetos que a O2 Filmes está desenvolvendo.

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