Spotify revela alcance no Brasil e se coloca como alternativa às rádios convencionais
Serviço pode ser considerado a quinta maior emissora de rádio em São Paulo
Em um evento raro, o Spotify revelou hoje um estudo que exibe alguns números do serviço no Brasil. Em parceria com a TNS Global, a pesquisa entrevistou 2.000 ouvintes de música – com idades entre 15 e 65 anos – para entender o alcance do Spotify no país e, principalmente, mostrar como ele disputa espaço com rádios comerciais.
Como esperado, é a plataforma de streaming de música mais usada no Brasil, em comparação com Deezer, SoundCloud, o finado Rdio e Last FM. De acordo com os dados de alcance semanal, o Spotify pode ser considerado a quinta maior emissora de rádio em São Paulo, depois de Jovem Pan, Band, 89FM, e MIX.
Nesse caso, o padrão de consumo também muda é bastante diferente. O Spotify é ouvido durante uma série dede atividades, como navegar na internet, estudar, atividade física, dirigir. Já as rádios convencionais são mais ouvidas apenas no carro.
Usuários do Spotify são geralmente mais jovens do que os ouvintes de rádio, bem instruídos e com uma renda familiar estável, além de serem considerados influenciadores sociais. Confira os números no infográfico abaixo. A empresa promete revelar mais números do Brasil e América Latina nas próximas semanas.