“Os Simpsons” é transformado em arte abstrata para as maratonas do canal FXX
Criação do estúdio Laundry desconstrói os traços icônicos da série animada
Aqui no Brasil, você coloca na Fox e tá sempre passando “Os Simpsons” (ou “24 Horas”). Apesar de ter estreado por aqui na Rede Globo, em 1991, rapidamente se tornou parte indissociável da TV fechada.
Nos EUA, porém, sempre foi diferente. Quando “Os Simpsons” se tornou uma atração em horário nobre, TV por assinatura ainda estava na infância, e uma série animada não interessava para os canais mais nichados. A Fox então garantiu exclusividade pelo período que o programa estivesse sendo produzido. Só não imaginavam que duraria 27 temporadas, e contando.
Em 2013 isso mudou. O canal FXX fechou o maior acordo da TV paga nos EUA, desembolsando 750 milhões de dólares pelos direitos de exibir todos os episódios do desenho – incluindo on demand. Dessa forma, “Os Simpsons” é tratado como parte da identidade do canal, que promove maratonas da série. Em 2014, realizaram a maior exibição em sequência de um mesmo programa da história da televisão, com todos os 552 episódios lançados até então, totalizando 12 dias de transmissão nonstop de Homer e sua família.
Uma exploração conceitual abstrata, nonsense e, ainda assim, imediatamente identificável
Fiz todo esse preâmbulo para mostrar o trabalho desenvolvido pelo estúdio Laundry, de Los Angeles. Para esses períodos de maratona, eles criaram uma identidade visual específica para o FXX, tratando “Os Simpsons” como a arte icônica e facilmente reconhecível que é.
Os traços característicos da animação e os personagens foram desconstruídos e simplificados, gerando uma exploração conceitual abstrata, nonsense e, ainda assim, imediatamente identificável. Além disso, o FXX consegue rejuvenescer a atração que já esta batendo na casa dos 30 anos de idade, lembrando que possui “Every. Simpsons. Ever.”. Assista ao vídeo acima e confira abaixo algumas criações: