Anatel determina que propagandas de operadoras devem exibir limite da franquia
E nada de uso de letras miúdas
Após uma semana de discussão em torno dos futuros limites da franquia em banda larga fixa, a agência responsável pelo setor, Anatel, resolveu que era hora de mostrar um pouco de serviço aos usuários e intervir. Hoje foi publicado um despacho no Diário Oficial que determina, dentre outras coisas, mudanças na forma em que as operadoras fazem suas propagandas dos planos de banda larga.
A Anatel instrui as operadoras a passarem a mostrar nos seus anúncios os limites de franquias de cada plano com o mesmo destaque do preço e da velocidade deles, ou seja, nada de uso de letras miúdas. Além disso, o despacho também diz que as operadoras devem evitar aplicar limites nos planos pelo menos por 90 dias, até que todas tenham pelo menos criado e disponibilizado ferramentas de medição do tráfego e avisado ao usuário da existência deles.
A partir daí, se todas as empresas tiverem atendido às exigências da Anatel, cada operadora tem três opções caso o usuário atinga o limite de franquia: suspender o serviço, cobrar tráfego excedente ou diminuir a velocidade da conexão até o próximo ciclo de cobrança. Não são exatamente as três melhores opções do mundo, então talvez seja melhor pesquisar por operadoras que não planejam implementar essas táticas.