Ação da Jeep deixa você vigiar a mata atlântica pelo papel de parede do celular
Câmeras camufladas foram instaladas na mata
Uma ação da Jeep em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica quer preservar os 8% de mata nativa que ainda resta no Brasil. Para isso, eles criaram o “Vigilant Wallpapers”, programa que permite que qualquer pessoa com um celular Android ou um computador com Windows receba imagens direto da mata. O vídeo acima mostra como a ação foi executada.
A ideia é que os usuários do programa que troca o papel de parede também se tornem vigilantes e avisem as autoridades caso notem alguma ameaça, seja ela queimada, desmatamento ou pesca ilegal. Eles podem fazer isso por meio de um botão que instantaneamente envia a imagem para as autoridades, no caso a Gestão da Unidade de Conservação de onde a câmera estiver localizada.
Por enquanto a ação está em fase de projeto-piloto no Rio de Janeiro. A câmera usada no teste está camuflada no formato de um tronco, para não interferir na fauna e flora da floresta, e ela usa energia solar para se manter autossuficiente, capturando imagens 24 horas por dia e transmitindo via 3G, já que na mata não tem WiFi.
A criação é da Leo Burnett Tailor Made.
Atualização às 15:30 do dia 25/04: O texto dizia, incorretamente, que haviam “câmeras” instaladas, no plural. Em um novo contato com a assessoria da agência, foi revelado que por enquanto trata-se apenas de uma câmera localizada na reserva Guanabara. Em breve Ilha Bela deve ganhar uma, mas não há previsão. O texto foi corrigido.