John Oliver fez a maior doação da história da TV (e sem dar nenhum centavo)
Oliver perdoou dívidas totalizando quase US$ 15 milhões
Em 2004 a apresentadora Oprah Winfrey doou um carro a todos os membros da audiência do seu programa, totalizando 8 milhões de dólares. Esse incrível recorde era, até hoje, a maior doação já feita na história da TV. Mas John Oliver conseguiu quebrá-lo ao doar no seu programa cerca de 15 milhões de dólares – e ao mesmo tempo não deu nem um centavo.
O esquema foi divulgado no episódio de ontem do seu programa na HBO, o Last Week Tonight. O tema central do programa girou em torno das empresas que compram dívidas de pessoas para poderem ir atrás delas e cobrar. Cada dívida é vendida por um valor muito abaixo do verdadeiro montante devido e como existem milhares de americanos nessa situação, o campo é cheio para empresas do tipo florescerem.
O que Oliver fez foi criar uma empresa chamada Central Asset Recovery Professionals Inc. e comprar a dívida de cerca de 9 mil pessoas pagando aproximadamente 60 mil dólares – todas as pessoas nesse pacote tinham algum tipo de dívida envolvendo saúde, sejam para médicos ou hospitalares e o valor total devido por elas era de quase US$ 15 milhões. No final do seguimento, que você pode assistir no vídeo acima, Oliver dá o sinal para que uma ONG inicie o processo de perdão das dívidas de todas essas pessoas.
Dessa forma, sem doar nenhum centavo a ninguém e gastando bem menos do que a Oprah, Oliver doou mais de 15 milhões de dólares em um programa de TV. Resta saber se o Guinness vai reconhecer o recorde oficialmente.