McDonald’s pode ser primeira empresa a ter locais patrocinados em Pokémon Go
Código encontrado dentro do programa indica potencial propaganda chegando
Comprar módulos “Lure” pode não ser a única opção que estabelecimentos terão em Pokémon Go para atrair treinadores pokémon para dentro deles. As cafeterias, lanchonetes e outros locais interessados em se tornarem ginásios pokémon especiais poderão pagar para a Niantic Labs e assim aumentar o movimento, potencialmente aumentando também seus lucros. E a primeira dessas empresas pode ser o McDonald’s.
A descoberta foi feita por usuários do reddit que decompilaram a versão do jogo para Android e encontraram no código algumas menções à lanchonete dos arcos dourados. Outro usuário também diz ter encontrado a imagem do logo da lanchonete no meio dos arquivos de imagem usados no jogo. Existe a possibilidade da presença do logo ser apenas um placeholder da Niantic, um exemplo que a empresa deve usar para mostrar a outras companhias como funcionam locais patrocinados. Mas como o McDonald’s tem um orçamento bem grande para ações do tipo, não podemos descartar a possibilidade deles realmente serem os primeiros a anunciarem no game.
Já a Niantic Labs confirmou ao Financial Times que dentre as opções de anúncios, existe uma voltada a empresas que quiserem se tornar locais patrocinados, promovendo a marca dentro do jogo e trazendo jogadores para as lojas, para capturarem os pokémon. A Niantic não deu mais detalhes nem confirmou a participação do McDonald’s, mas disse que a cobrança desse tipo de propaganda seria feita “por visita do jogador” ao local patrocinado, algo possível de verificar pelas interações dentro do aplicativo.
Considerando que qualquer um pode comprar um módulo Lure para ativar no aplicativo e, dessa forma, atrair mais jogadores para o local, é possível que o acordo de locais patrocinados envolvam mais do que apenas a exibição da marca e uma vasta variedade de pokémon para serem capturados. Mas só saberemos detalhes quando a primeira locação for exibida no jogo. E quando o jogo for liberado no Brasil também.