Mozilla pediu a opinião da internet para criar uma nova identidade visual
Respeitando a filosofia da fundação, processo criativo se tornou público e aberto
A Mozilla Foundation, organização sem fins lucrativos que mantém, entre outros softwares, o Firefox, está em processo de design de um novo logo. Só que eles não estão fazendo isso sozinhos, fechados em segredo dentro de salas de reunião com donuts e ar condicionado.
Em cada etapa do projeto, querem ajuda da internet para opinar, criticar e ajudar a escolher o desenho final. Pra quem já viu qualquer discussão sobre redesigns, sabe que provavelmente isso não parece boa ideia. Acontece que, nesse caso, é totalmente condizente com a filosofia da Mozilla. Uma fundação aberta e feita em comunidade.
Não se trata, porém, de uma competição. As pessoas não podem enviar propostas ou votar no que gostam mais. Tim Murray, diretor criativo da Mozilla, quer justamente opiniões públicas e honestas.
Qual vai ser o resultado final – e se o processo colaborativo realmente vai ser útil – Murray não sabe dizer, mas tem certeza que assim não vão acabar plagiando acidentalmente algum design já existente. No blog da Mozilla ele publicou algumas propostas de conceitos e marcas, e pede para que as pessoas opinem considerando questões importantes:
Qual vai ressoar melhor ao redor do mundo? Qual tem potencial de transmitir a modernidade da tecnologia digital? Qual tem mais possibilidade de desdobramentos na variedade de produtos Mozilla? Qual vai sobreviver ao teste do tempo (5-10 anos)? O novo logo vai atrair atenção e fazer as pessoas repensarem o papel da Mozilla?
Confira abaixo as sugestões publicadas por Tim Murray. No site você pode ver todas as identidades aplicadas em diversos formatos e mídia.