No primeiro dia sem humanos, algoritmo do Facebook coloca notícias falsas no Trending
Faltou colocar um filtro de bom-senso nos robôs
Meses depois de botar no ar a ferramenta Trending para mostrar os assuntos populares na rede, o Facebook demitiu a equipe que fazia a curadoria dos resultados e deixou tudo na mão dos robôs e seus algoritmos. O resultado não parece ter dado muito certo.
A rede social deixou as máquinas fazerem o trabalho sozinho e como consequência várias notícias falsas e bizarras acabaram ganhando destaque. Como por exemplo links para artigos falsos envolvendo a apresentadora Megyn Kelly e links que continham vídeo de um homem se masturbando com um sanduíche do McDonald’s.
A rede social disse que a decisão de desligar funcionários da área de ‘Trending’ permitiria operar em uma escala melhor mas que pelo o que vimos, não foi bem isso que aconteceu. “Nosso objetivo é habilitar os assuntos em tendência para a maior quantidade possível de pessoas, o que tornaria difícil fazer a organização desses assuntos manualmente.” disse um funcionário. “Um processo mais ‘algoritmizado’ permitirá levar o Trending a cobrir mais assuntos e estar disponível para mais pessoas globalmente ao longo do tempo.”
Já um ex-funcionário da funcionalidade disse que o time foi demitido sem nenhum tipo de aviso prévio, mas que receberam uma indenização equivalente a quatro semanas de trabalho.
Talvez seja só uma questão de colocar um filtro de bom-senso nos robôs, né?